domingo, 4 de setembro de 2011

PROJETO AMBIENTAL

TEMA: ATITUDES DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PARA AMENIZAR OS IMPACTOS CAUSADOS PELO LIXO

AUTORES:
CARLOS MAURÍCIO SIQUEIRA
VANDEILDE DE ALMEIDA VIANA
VILCIMAR ALEIXO DA SILVA

INTRODUÇÃO

O lixo é uma realidade na nossa cidade, no Brasil e no mundo. A sua produção vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O acúmulo desses resíduos produzidos pelo homem vem provocando diversos problemas como: a poluição da água, ar, solo, além de doenças e desperdícios da matéria prima e outros.
Pensando nos descaminhos da ação humana, percebemos a necessidade da escola realizar o seu papel na transformação dessa sociedade numa sociedade com indivíduos que tenham valores sociais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
Diversos autores têm defendido uma reformulação dos objetivos e das práticas escolares em prol de mudanças comportamentais voltadas para a conservação dos recursos naturais. De acordo com Dewey (1979), mais do que uma preparação para a vida, a educação era a própria vida! Por isso, a aprendizagem deve ser vista de uma maneira global, no qual a teoria e pratica não se dissociam. Cabe ao docente, orientar, esclarecer, sugerir estratégias, sempre procurando a participação de todos, reforçando assim, a construção de uma convivência democrática em que os envolvidos tenham participação efetiva no processo de ensino aprendizagem. Vigotsky (1989) enfatiza que a aprendizagem encontra-se envolvida no desenvolvimento histórico-social do sujeito e que esse desenvolvimento não ocorre sem a presença da aprendizagem, que é a fonte do desenvolvimento. Assim a aprendizagem origina-se na ação do aluno sobre conteúdos específicos e sobre estruturas previamentes construídas que caracterizam seu nível real de desenvolvimento no momento da ação.
Por isso o conhecimento do problema do lixo deve ser tratado na escola a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, oportunizando-os a refletir e testar tais conhecimentos, colaborando com o amplo e complexo processo de formação do pensamento lógico e crítico do aluno. Assim, poderemos ampliar a área de abrangência do tema, já que teremos nos alunos, multiplicadores do conhecimento da importância da proteção ao meio ambiente. Mediante o exposto, utilizaremos os estudos, incitando os alunos a estabelecerem conexões entre o novo conhecimento em construção e outros conceitos sem dominio. Assim, poderão construir e ajudar a construir novos hábitos a respeito da educação ambiental.
Esse projeto visa incentivar os alunos das turmas: 5ª E, F, I e J e 6ª A, B, C, D, E, F, G, H e I a colocarem em prática suas ideias sobre a conservação e recuperação dos recursos naturais, interpretações educação e conscientização ambiental. Que possibilitará a busca de solução para o problema do lixo no dia-a-dia da convivência social, podendo servir de inspiração para as gerações futuras. Este tipo de prática é de extrema relevância para a melhoria da destinação do lixo de forma adequada.
Através da realização das ações, detalharemos os mecanismos, as etapas e as atividades envolvidas na solução da problemática do lixo do cotidiano dos alunos, possibilitando-os a darem um destino mais adequado ao lixo produzido tanto na escola como em outros espaços sociais em que permeiam, capacitando-os a desenvolverem habilidades para identificar e formular soluções dos problemas reais sobre o lixo tais como: selecionar, interpretar e utilizar informações que resultem de observações do seu cotidiano, a partir daí analisar, comparar e sistematizar os conhecimentos adquiridos para enfim conquistar autonomia para desenvolver atitudes positivas em relação ao meio ambiente.
Portanto, sensibilizaremos e conscientizaremos os discentes para o grave problema que enfrentamos diariamente em relação ao lixo, realizando um estudo mais detalhado sobre o meio ambiente colocando em prática estratégias que despertem nos alunos o interesse pelas atividades socioambientais. Assim, desenvolvendo as habilidades cognitivas que lhes permitam fomentar, ainda mais, seus conhecimentos sobre o meio ambiente de forma que os alunos vivenciem experiências, possibilitando a interação da teoria com a prática sobre os impactos ambientais causados pelo lixo. Isso poderá despertar nos alunos o espírito investigativo para transformar o lixo num parceiro da sala de aula e promovendo a reflexão de idéias sobre o desenvolvimento sustentável na sociedade que estão inseridos.

PÚBLICO ALVO
• Alunos das turmas: 5ª E, F, I e J e 6ª A, B, C, D, E, F, G, H e I da Escola Ana Pontes Francez e comunidade escolar.



OBJETIVO GERAL
• Estimular a tomada de consciência a respeito de questões ligadas à poluição causada através do lixo, despertando atitudes de preservação e recuperação do meio ambiente contribuindo para o exercício da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Fomentar a aquisição e compreensão de conhecimentos básicos sobre o meio ambiente e os problemas que o lixo causa ao ar, solo água e a saúde;
• Proporcionar palestras, confecção de cartazes e vídeo-aula de informações educativas sobre o lixo, visando à sensibilização e conscientização para a mudança de atitudes em prol da conservação e recuperação do meio ambiente.
• Colocar em evidência a problemática do lixo na comunidade escolar e fazer a exposição no pátio escolar de diversas frases e cartazes que transmitam mensagens de educação ambiental;
• Sensibilizar os discentes para a necessidade de tormadas de atitudes positivas em relação ao meio ambiente, como: acondicionamento do lixo de forma correta;
• Realizar a plantação de mudas de árvores com intuito de educar os alunos para uma ótica de recuperação ambiental;
MATERIAL E MÉTODOS
A pesquisa será realizada através de um levantamento bibliográfico e de campo. O local escolhido para a execução da realização das ações educativas será na Unidade Escolar Ana Pontes Francez, através de observações do ambiente escolar verificando a situação da escola em relação à poluição causada pelo lixo não acondicionado de forma adequada. Neste processo, os alunos envolvidos, fotografarão e anotarão as informações para a construção de relatórios.

AÇÕES:
• Palestras e vídeo-aula com os alunos de informações educativas sobre o lixo;
• Montagem de cartazes com as frases sobre educação ambiental para a conscientização da comunidade em relação aos impactos causados pelo lixo.
• Construção de um painel mostrando o tempo de decomposição dos materiais lançados no meio ambiente;
• Oficina de reciclagem: garrafa PET;
• Confecção de lixeiras criativas;
• Culminância: Socialização dos trabalhos realizados pelas turmas que fazem parte da campanha com alunado escola e plantação de mudas de árvores em determinados espaços da escola pelos alunos das turmas que estão inseridos nas ações do projeto.


RESULTADOS ESPERADOS
Almejamos provocar a inquietação na comunidade escolar em relação às necessidades emergenciais criando mecanismos de amenização do problemas oriundos do lixo em diversos aspectos, preparando os alunos para o exercício da cidadania. Dessa forma, despertaremos neles o compromisso da conservação do meio ambiente Acreditamos que para atingir esse processo educativo será necessário a mudança da postura e do comportamento das pessoas. E isso só será possível com a conscientização e sensibilização de forma ampla percebendo que cuidar do meio ambiente é imprescindível para a existência da vida.
A partir do que foi exposto, este projeto tem como objetivo viabilizar um estudo que possa causar impacto positvo na vida dos alunos, refletindo na comunidade escolar no que se refere problema do lixo, construindo uma sociedade educada no que concerne ao meio ambiente, com uma visão da importância de uma sociedade sustentável.

CRONOGRAMA


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DEWEY, J. Experiências e Educação. 3ª edição. São Paulo, Nacional, 1979.

VIGOTSKY, L.S. Pensamentos e Linguagens. São Paulo. Martins Fontes, 1989.

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