quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

APRENDENDO A FAZER : CONSTRUINDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS

Os experimentos na disciplina de Ciências é um excelente recurso para propiciar ao educando a compreensão e a construção do seu próprio conhecimento, estabelecendo a relação entre a teoria e a prática. Dessa forma, a atividade experimental a ser realizada, tem que ter o professor como mediador, com levantamento de questões investigativas consonantes com a vivência e nível dos alunos e que se constituindo-se em problemas reais e desafiadores, oferecendo condições para que os educandos possam levantar e testar suas idéias e suposições sobre os fenômenos científicos que ocorrem na natureza e no seu dia-a-dia.
(...) o experimento, por si só não garante a aprendizagem, pois não é
suficiente para modificar a forma de pensar dos alunos, o que exige
acompanhamento constante do professor, que deve pesquisar quais são
as explicações apresentadas pelos alunos para os resultados
encontrados e propor se necessário, uma nova situação de desafio. (BIZZO, 2002)

Neste experimento, os alunos foram orientados quanto a construção do material para a realização do experimento e a comprovação de dados em estudo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário