domingo, 8 de setembro de 2013

TEMA: COMPOSTAGEM ORGÂNICA: O CAMINHO PARA A SUSTENTABILDADE

EIXO TEMÁTICO: SOLO









LOCAL: EMEF ANA PONTES FRANCEZ
PÚBLICO ALVO: Alunos dos 6º e 7º anos







Mediadora: Professora Vilcimar Aleixo da Silva












TUCURUÍ – PA
MARÇO. 2013








1 – PROBLEMATIZAÇÃO
Como podemos utilizar o nosso lixo, contribuindo para diminuir os problemas da escola e do meio ambiente?
2 – JUSTIFICATIVA
O lixo que o ser humano joga na natureza causa muitos problemas como a poluição da água e do solo. Essa poluição destrói a cadeia alimentar e causa o desequilíbrio ecológico. Precisamos mudar o nosso comportamento, procurando reaproveitar o nosso lixo, contribuindo para ter uma escola e um planeta sustentável. 
Segundo a Constituição Federal de 1988, artigo 225 § 1º inciso VI determina: "promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente":
 Ajudar a escola a diminuir os problemas ambientais causados pelo nosso lixo é também nosso dever enquanto aluno. Concordamos com o professor quando fala dos problemas ambientais e diz que temos que preservar o meio ambiente e também manter conservados as salas de aulas e nossos materiais escolares. Porém, a escola precisa mudar a sua atitude, pois, presenciamos todos os dias a escola fazer queimada de papéis no quintal da escola, jogar no lixo uma grande quantidade de restos de merenda escolar, folhas, galhos e gramas quando fazem limpeza do quintal da escola. Dessa forma, a escola está contribuindo para a destruição do meio ambiente.  Quando vemos a fumaça subindo ficamos imaginando: Que tipo de escola que nós temos? O que ela está nos ensinando? Estamos estudando pra quê? É como se a escola não ensina o que temos que fazer quando crescer.  Concordamos com Moran (2008) quando disse: A escola precisa re-aprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora. A escola é previsível demais, burocrática demais, pouco estimulante para os bons professores e alunos.
Por causa de tudo isto, queremos uma escola diferente, uma escola que o aluno possa ajudar resolver os problemas dela. Decidimos então, fazer este projeto para a compostagem do nosso lixo. Usaremos o adubo na preparação de jardins para melhorar a aparência da escola e construir uma horta para produzir verduras para a merenda escolar. Uma parte das verduras e do adubo será vendido para a comunidade de Tucuruí, criando renda para comprarmos o material das nossas aulas práticas e de demais atividades que realizarmos na nossa escola. Seremos exemplos para nossas famílias e para todas as pessoas de nossa cidade, para que  reutilizem também o seu lixo.
OBJETIVO GERAL
Utilizar o nosso lixo da escola para produzir adubo orgânico e aprender como poderemos usá-lo em jardins e horta, ajudando a melhorar a escola, diminuindo os problemas do meio ambiente para termos um planeta mais saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·          Identificar os resíduos sólidos da escola que podem ser reaproveitados;
·         Produzir adubos com os restos de vegetais da cozinha da escola e também com os galhos, folhas e gramas do corte da vegetação do quintal da escola;
·         Utilizar o adubo na produção de verduras na horta escolar, criar jardinagem e a venda de parte de tudo o que for produzido;
·         Construir um ambiente escolar mais agradável realizando aulas práticas;
·         Praticar os 5 R’s no nosso dia a dia, para garantir um planeta melhor.

CRONOGRAMA
 ETAPAS:
MESES/ ANO:
I – Construção do projeto
Fevereiro/ 2013
II - Apresentação do projeto
Março/ 2013
III – Recolhimento do material do espaço físico escolar
Março/ 2013
IV - Montagem das leiras para compostagem
Março/abril/ 2013
V – Acompanhamento do processo de compostagem/ coleta e pintura dos pneus
Abril/maio/junho/julho/ 2013
VI – Avaliação dos resultados
Agosto/ 2013
VII – Utilização do adubo orgânico em jardinagem
Agosto/setembro/ 2013
VII – Montagem e utilização do adubo na horta escolar
Setembro/outubro/novembro/dezembro 2013
VII – Venda do adubo e verduras excedentes para a comunidade
Anos subsequentes/ 2013


METODOLOGIA

O projeto será executado ao longo do ano de 2013 e nos anos vindouros. Utilizaremos um local do quintal nos fundos da escola e próximo de sombra das árvores para a compostagem do material orgânico (folhas, galhos, gramas, restos de cascas de legumes e sobras de verduras), pois, precisam de um pouco de sombra para manter a umidade. Existem muitos sistemas para a preparação do composto, mas, normalmente, podem agrupar-se em dois tipos: fermentação (digestão aeróbia ou compostagem) em pilhas, e fermentação (digestão) em digestores ou câmaras fechadas (Jiménez & Garcia, 1989). O método que utilizaremos de início será o da fermentação dispostos em leiras.
O procedimento da compostagem  será da seguinte forma:
           I.            Colocaremos pedacinhos de galhos embaixo das camadas para que o material fique um pouco afastado do chão e permitir a oxigenação. Precisamos garantir  aos microorganismos as condições adequadas (umidade, temperatura, oxigenação) de sobrevivência para a decomposição dos materiais em pouco tempo. 
         II.            Em seguida colocaremos uma camada de: folhas, gramas, cascas de legumes, sobras de verduras, etc.
       III.            Após, cobriremos com uma camada de terra, alternando com outras camadas de materiais orgânicos, para que mantenha a temperatura aproximadamente a 50ºC à 60º C, permitindo a decomposição num período de aproximadamente 3 (três) meses.
Acompanharemos o processo todos os dias, revirando o material e molhando um pouco se estiver muito seco, mantendo a umidade necessária para a manutenção dos microrganismos que fazem a decomposição do material orgânico.
Quando o material estiver pronto utilizaremos nos vasos de plantas, canteiros da horta e venderemos o que sobrou a baixo custo para a comunidade. Quando aparecer mais matéria prima para a compostagem, realizaremos todos os procedimentos da compostagem anterior realizando avaliação constante dos resultados obtidos e a correção dos pontos negativos que observarmos.

AVALIAÇÃO

Ao fim de cada processo da compostagem faremos a avaliação entre alunos e professores, analisando o que deu certo e o que precisa mudar. Ampliaremos o trabalho da reciclagem adotando o método da biodigestão que fornecerá suporte para a utilização da compostagem de outros produtos que continuam sendo destinados ao lixo. O projeto visa também a melhoria do trabalho com a participação coletiva (professores, alunos, pais e demais funcionários).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALGAR, Instituto. Projeto Compostagem na Escola: uma forma de reciclagem. Disponível em: http://www.institutoalgar.org.br acesso em fev. 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Jiménez E I & Garcia V P (1989). Evaluation of city refuse compost maturity: A review. Biol. Wastes 27:115-142.
Aprendizagem significativa. Entrevista ao Portal Escola Conectada da Fundação Ayrton Senna, publicada em 01/08/2008.
RODRIGUES, M.Fátima.  Compostagem Doméstica Guia Prático - Apasado – Associação de Protecção Ambiental do Sado, Disponível em: http://www.geota.pt acesso em: fev. 2013.




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