quarta-feira, 6 de abril de 2011

O perigo das plantas invasoras


O perigo das plantas invasoras
Autor: Anita Cid - Data: 07/03/2009


Capitular Denomina-se plantas invasoras as espécies oriundas de outra região que se adaptam e proliferam muito bem ao novo ambiente, competindo assim, com as espécies nativas por nutrientes, luz solar e mesmo por espaço físico. Em agricultura, uma planta é considerada invasora quando ocorre em local e momento indesejado, interferindo negativamente no cultivo. Em geral, é também conceituada como sinônimo de planta daninha, erva daninha e planta espontânea.

No Brasil, essa situação acontece em todos os ambientes: desde praias, florestas e campos até os rios, lagos e mar. As invasões podem ocorrer tanto por plantas quanto por animais vindos de outros lugares do próprio país ou do mundo. As espécies invasoras migram para lugares com clima parecido com seu lugar de origem ou para lugares mais frios. Isso porque para as espécies de clima frio é mais fácil sobreviver nos países de temperaturas mais quentes, ao contrário dos bichos e plantas que vivem em países tropicais, que não sobrevivem a temperaturas baixas.
Beijinho Impatiens walleriana Hook
Beijinho Impatiens walleriana Hook Foto: Guilherme Motta de Oliveira


O grande problema causado pelas plantas invasoras é que uma vez instaladas, estas além de competirem com as espécies nativas, se reproduzirem mais depressa do que as originais. Com isso, aumentam sua população e dominam o território, expulsando os verdadeiros donos do lugar. As espécies que são expulsas não têm para onde ir, já que o restante do ambiente já está ocupado. Assim, tem-se um desequilíbrio ecológico e a consequente morte de plantas.

Em alguns lugares as plantas invasoras podem se tornar um problema sério, modificando o ecossistema e, no caso de gramíneas invasoras, aumentando em muito a quantidade de material combustível acumulado, tornando esses ambientes mais suscetíveis ao fogo.

Beijinho Impatiens walleriana Hoo
Beijinho Impatiens walleriana Hook Foto: Guilherme Motta de Oliveira


Para resolver esse problema, é necessário um trabalho de prevenção, ou seja, tentar conter as invasões logo no início. Todos podem colaborar. Não cultivar plantas ornamentais invasoras, como o beijinho e certas trepadeiras já é um bom começo.

Fonte: www.cienciahoje.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário