domingo, 10 de abril de 2011

Sustentabilidade e Simplicidade – Pequenas Atitudes Conscientes


  • Sustentabilidade


Quando falamos em Sustentabilidade e práticas sustentáveis, pensamos logo nas grandes empresas que tem causado grandes danos à nossa natureza. Logo nos lembramos de cobrar atitudes dos empresários e outras pessoas que tenham boas condições financeiras ou ocupem alto cargo social.


Porém, as Medidas Sustentáveis que podem sanar os problemas que enfrentamos hoje, não são apenas aquelas utilizam as caras lâmpadas de LED, sistemas de reversão de água dos vasos sanitários, sistemas complexos e caros de captação de energia e água, mas também as pequenas medidas que podem ser tomadas em casa por todos nós.


Grande parte da população hoje em dia possui um automóvel, o que gera grande emissão de gases poluentes. Para colaborar com o meio ambiente, o automóvel pode ser perfeitamente descartado na hora de ir à padaria da esquina, por exemplo.


Caminhar faz bem à saúde e não polui o ar.


Além de evitar utilizá-los em curtas distâncias, na hora da lavagem a torneira deve ser mantida fechada enquanto é ensaboado ou de preferência não utilizar produtos químicos e aproveitar a água da lavagem de roupa ou da chuva para lavá-lo.


Para lavar a área ou o quintal, é ecologicamente correto reutilizar a água do tanque ou da chuva. É bom sempre manter um recipiente onde a água da chuva possa cair para mais tarde ser reaproveitada.


Para lavar as roupas e louças, o sabão de coco ou o de pedra são os mais indicados e mesmo assim devem ser utilizados em dose mínima. Os banhos não precisam ser demorados, em pouco tempo damos conta de nos lavar corretamente e sair limpinhos e cheirosos do banheiro. As lâmpadas não devem ser acesas todas ao mesmo tempo, nem os aparelhos eletrônicos. Deixar luzes e aparelhos ligados em cômodos vazios gasta dinheiro e esgota nossa água potável.


As compras devem ser feitas com sacolas retornáveis, as sacolinhas de plástico devem entrar em extinção para que a natureza sobreviva. Também é uma excelente medida sustentável optar por produtos locais, as encomendas de produtos do outro lado do mundo geram impactos ambientais devido à utilização dos meios de transportes.


Descartar produtos feitos de couro e pele de animais é uma atitude nobre, de respeito e valor à vida. Graças às nossas vontades muitos animais estão hoje em extinção ou já foram extintos.


Ser sustentável nada mais é que reconhecer a importância de nosso Meio Ambiente e da nossa sociedade, e medir as consequências de nossos atos, sabendo que numa simples compra podemos estar colaborando com o progressivo desaparecimento da vida. Atitudes simples como respeito e amor à natureza podem dar às futuras gerações um mundo ecologicamente saudável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário