domingo, 17 de abril de 2011

Pó de café usado combate dengue, remove odores e é bom adubo orgânico

O pó de café, por ser um produto orgânico facilmente degradável na natureza, quando jogado no lixo comum, não causa danos ao meio ambiente. Mas ao reaproveitar o produto, o consumidor, além de diminuir o volume de resíduo doméstico, pode usá-lo para combater a dengue e até economizar em produtos de limpeza que podem ser facilmente substituídos pelo pó.
Anualmente o Brasil consome, em média, 1,08 milhão toneladas de café, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
A dica, portanto, é procurar aproveitar o material sempre que possível. Veja como fazer. As informações e recomendações são da nutricionista chefe e coordenadora de projetos da Abic, Mônica Pinto:
Prevenção contra a dengue
O pó é composto de substâncias que bloqueiam a reprodução dos ovos do mosquito da dengue, por isso, vale usá-lo para prevenir o desenvolvimento de focos da doença em residências, locais de trabalho ou outros ambientes. Para isso, o “truque” consiste em espalhar o pó (integralmente ou misturando com areia) em locais que acumulem água como pratos de vasos de plantas, ou até mesmo na terra do jardim ou poças que se formam com água da chuva.

Remoção de odores
O pó tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. Por isso, seque o pó de café ao sol e, em seguida, ponha duas a três colheres de sopa em recipientes abertos pelo ambiente infestado pelo cheiro ruim. O material deve permanecer durante pelo menos 48 horas. Se o cheiro não desaparecer completamente, substitua o pó e repita a operação. O método é válido para quartos, armários e até geladeiras e freezers.
Remoção de odor de ralos e pias
Algum ralo ou pia de sua casa está exalando um cheiro ruim? Jogue meia xícara do pó dentro do ralo. Depois de um intervalo de 15 a 20 minutos, despeje cerca de cinco xícaras de água fervente por cima. O cheiro ruim vai sumir completamente. Se o odor voltar, repita a operação.
Produção de adubo orgânico caseiro
O café é um produto orgânico, portanto pode ser usado para compor seu adubo caseiro para plantas e pequenas hortas, já que o pó contém nutrientes importantes para o solo e para plantas. Basta misturar o resíduo a outros compostos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, ovos e misturá-los à terra a ser plantada.
Tingimento de roupas
A cor marrom do café pode ser um belo corante para tecidos. Para quem gosta de inovar e recriar peças exclusivas a partir de roupas usadas, o pó de café serve como um dos ingredientes. Basta pegar meia xícara do produto e diluir em um recipiente com uma xícara de água bem quente. O objetivo é formar um líquido pastoso, portanto, adicione pequenas quantidades de água quente até atingir esse estado. Deixar descansando de cinco a dez minutos. Depois desse tempo, a tinta já está pronta e é só botar a criatividade em prática.
Guardião do jardim
Seu gatinho de estimação costuma usar o jardim como banheiro? Pois saiba que o cheiro do café incomoda o gato e pode mantê-lo longe do local a ser preservado. Prepare uma mistura de uma xícara de pó de café usado em estado úmido com pedaços picotados de casca de uma laranja ou um limão e espalhe na terra do jardim. O aroma do café, potencializado pelo odor cítrico da laranja, vai resolver este problema. Essa mesma mistura também pode servir como repelente para formigas e outras pragas que insistem em atacar suas plantas e móveis de madeira. Neste último caso, espalhe a mistura pela superfície do móvel atacada pelas pragas. Deixe perdurar por pelo menos 48 horas e depois remova com uma vassoura, escova ou pano seco.
Limpeza de lareiras e churrasqueiras
As cinzas que ficam nas lareiras e churrasqueiras são um problema quando você vai limpá-las. Elas fazem poeira e se espalham pelo ar, fazendo uma enorme sujeira. Antes de limpar a lareira ou a churrasqueira, jogue o pó de café sobre as cinzas. O café absorve o pó de cinza, facilita a limpeza e evita a dispersão na hora da limpeza.
Massa de modelar caseira
A dica para confeccionar bonecos a partir do pó de café usado é válida tanto para pais, como para professores que realizam atividades com seus alunos. Os ingredientes são dois terços de xícara de chá de pó de café usado e seco, um terço de xícara de chá de amido de milho, uma xicara  de chá de cola branca para biscuit, uma colher de sopa de vinagre, uma colher de vaselina líquida. Creme de mão para sovar a massa. Misture tudo e leve ao microondas por um minuto, misture novamente e volte ao micro por mais um minuto. Sove a massa numa pia de mármore untada com amido de milho. Guarde num saco plástico até esfriar. Em seguida, acrescente uma colher de chá de creme de mão à massa e sove até ficar no ponto de modelar as peças.
Limpeza
Você poderá utilizar a borra para lavar galheteiros e vidros de azeite, pois ele retira a oleosidade dos utensílios. O produto pode ser usado também para lavar e clarear pias. Basta esfregar um pouco do pó no local desejado e depois repassar com água.
Fonte: Instituto Akatu

Um comentário:

  1. Muita utilidade tem o café e nós as vezes nem sabemos né!

    ResponderExcluir